terça-feira, 25 de novembro de 2014
Enrique Iglesias é o maior vencedor do Grammy Latino
O cantor espanhol Enrique Iglesias, filho de Julio Iglesias, saiu com o maior número de troféus na 15ª edição do Grammy Latino, ao ser premiado em três categorias na cerimônia que aconteceu na última quinta-feira no hotel e cassino MGM de Las Vegas, nos Estados Unidos. Iglesias, que não compareceu à entrega, levou os prêmios nas categorias Canção do Ano, Canção Urbana e Interpretação Urbana do Ano com a canção Bailando, ao lado dos grupos Descemer Bueno e Gente de Zona, que colaboraram com ele nessa música.
Nenhum brasileiro saiu premiado nas categorias dedicadas a todos os países latinos. Caetano Veloso foi indicado para Canção do Ano com a faixa A Bossa Nova É Foda, mas acabou perdendo para Iglesias. A categoria de Álbum Instrumental era a que contava com o maior número de indicados brasileiros, com O Piano de Antonio Adolfo, de Antonio Adolfo, Continente, do violonista Yamandú Costa, e Caprichos, de Hamilton de Holanda. No entanto, o prêmio ficou para Final Night At Birdland, de Arturo O'Farrill & The Chico O'Farrill Afro-Cuban Jazz Orchestra.
Também saíram com vários prêmios os porto-riquenhos do Calle 13, o uruguaio Jorge Drexler, o colombiano Carlos Vives e o violonista espanhol Paco de Lucía, morto em fevereiro, que foi reconhecido com o prêmio de Álbum do Ano e Álbum de Flamenco com Canción Andaluza. Sua viúva, Gabriela Carrasco, destacou na cerimônia que o prêmio é um reconhecimento aos últimos meses de vida do guitarrista, dedicados ao disco.
Categorias de música brasileira — Nas oito categorias brasileiras do prêmio, saíram vencedores Aline Barros, com Graça (Álbum de Música Cristã de Língua Portuguesa), Ivete Sangalo, com Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo 20 anos, na categoria Álbum de Música Pop, e Erasmo Carlos, com Álbum de Rock por Gigante Gentil.
Além disso, Maria Rita levou o prêmio de Álbum de Samba com Coração a Batucar, Marisa Monte conquistou a estatueta por Álbum de Música Popular Brasileira com Verdade, Uma Ilusão e Sérgio Reis faturou o gramofone de Álbum de Música Sertaneja com Questão de Tempo.
Por fim, o grupo Falamansa levou com Amigo Velho o Grammy de Álbum de Música de Raiz, e Caetano Veloso conquistou com A Bossa Nova É Foda o prêmio de Canção Brasileira.
Confira a lista dos principais vencedores do Grammy Latino:
Gravação do ano -
Universos Paralelos, de Jorge Drexler e Ana Tijoux
Álbum do ano -
Canción Andaluza, de Paco de Lucía
Canção do ano-
Bailando, de Enrique Iglesias, Descemer Bueno e Gente De Zona
Artista revelação-
Mariana Vega
Álbum pop vocal contemporâneo
Elypse, de Camila
Álbum pop vocal tradicional
Fonseca Sinfónico, de Fonseca
Performance urbana
Bailando, de Enrique Iglesias, Descemer Bueno e Gente De Zona
Álbum de música urbana
MultiViral, de Calle 13
Canção urbana-
Bailando, de Enrique Iglesias, Descemer Bueno e Gente De Zona
Álbum de rock-
Agua Maldita, de Molotov
Álbum de pop/rock-
Loco de Amor, de Juanes
Canção de rock-
Cuando No Estás, de Andrés Calamaro
Álbum cantor compositor-
Bailar en la Cueva, de Jorge Drexler
Produtor do ano-
Sergio George.
FONTE: VEJA.COM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário